segunda-feira, 30 de junho de 2014

Entrevista com Marina Sampaio

Hoje eu entrevistei a Marina Sampaio (conheça), uma pessoa incrível, com uma criatividade enorme e que já fotografou muitas pessoas, famosas ou não. Principalmente Gabriela Rippi. Confira:
1) Primeiramente, para quem não te conhece explique quem é você e oque é seu trabalho:
Meu nome é Marina Sampaio, eu comecei a fotografar bem cedo, e então resolvi seguir com isso Conforme o tempo foi passando, por meio de divulgação, fui conseguindo expandir o meu trabalho para o maior número de pessoas possível, e então, conquistei muitas coisas. Trabalhos incríveis, um portfólio que me orgulho muito, e fotos e ensaios que tocam muitas pessoas. Eu já trabalhei muito com fotografia, mas depois de um tempo percebi que eu não nasci para fotografar para os outros, e sim pra mim, então vou seguir outra profissão, e ter a fotografia como um "hobbie", ou, uma profissão da qual eu sou minha própria chefe.

2) Como você se define?
Me defino como uma pessoa positiva. Eu estou sempre zelando pela felicidade, pelas boas coisas da vida, procurando sempre ver o lado bom de tudo. Gosto de transmitir meus sentimentos nas fotos que tiro, então, você facilmente vai saber como está minha vida conforme vai acompanhando os projetos que faço, Dificilmente eu farei um projeto mais baixo-astral numa puta fase feliz da minha vida. Acho que essa é uma das minhas características mais fortes, me pego sendo positiva quando tudo está negativo, e todos estão também.      

3) quais seus cuidados com o seu corpo e o cabelo?
Para ser sincera, sempre fui bem relaxada, mas agora começarei um curso de comissária de bordo, e comecei a cuidar deles de uma forma mais atenciosa. Mas nada muito "wow". Eu nunca faço nada no meu cabelo, apenas o lavo com o shampoo que tem, e as vezes seco, mas é bem raro eu secar. Quanto ao corpo, eu era bem relaxada, de beber muita cerveja, de comer porcaria, mas agora estou apenas mantendo uma alimentação mais balanceada (café, almoço, lanche, janta), e uso alguns creminhos para estrias (sim, tenho umas na coxa).

4) o que é a fotografia para você?
Praticamente tudo. Ela faz parte de 80% da minha vida. É um cházinho de felicidade quando estou triste, é um calmante quando tô estressada, um passa tempo quando estou entediada, um prazer, ela é tudo mesmo, posso dizer sem receio que amo a fotografia.

5) desde quando você fotografa profissionalmente?
Desde os 15 anos.              

6) quando foi a primeira vez que você segurou uma câmera fotográfica? Como se sentiu?
Não lembro exatamente quando, mas quando tinha uns 10 anos, mexia na câmera de um amigo do meu pai, e eu ficava maravilhada, a câmera, para mim, era como uma caixinha mágica.                              

7) Quem foi sua primeira modelo?
O nome dela é Julia Sipereck, que hoje também é uma fotógrafa incrível.                                

8) Você já pensou em desistir de ser fotógrafa?
Como disse na primeira pergunta, eu seguirei outra profissão. Mas nunca desistirei de ser fotógrafa, isso está no meu sangue, eu serei comissária de bordo, mas já estou com diversos projetos fotográficos para fazer por aí. Nem se eu quisesse eu conseguiria parar de fotografar, isso é uma característica minha já, como ter dois olhos.

9) Você tem uma modelo preferida?
Não, diversas meninas que fotografo são minhas preferidas. Existem fotos que faço com propostas diferentes, e diferentes modelos se encaixam nessas diferentes propostas.         

10) Como você começou a divulgar seu trabalho? Alguém ajudou?
Facebook, sendo pentelha Não, consegui ingressar nesse meio sozinha. Depois de já ter conseguido um certo conhecimento, algumas meninas que tinham mais seguidores colocavam créditos nas fotos feitas por mim, e foi só crescendo.

11) você tem alguma inspiração?
Minha vida, os acontecimentos dela. Um exemplo é o ensaio da bailarina com o estetoscópio. Eu o fiz num intervalo de internações, ano passado, um ano difícil que fiquei internada 6x. Uma fisioterapeuta, ex-bailarina, que me salvou algumas vezes, recebeu esse ensaio de presente, por ter me salvado. Misturei as duas maiores paixões da vida dela em um só ensaio: Ballet e medicina. E até hoje, é um dos projetos que fiz que mais amo.

12) qual programa você usa para editar as fotos?
Adobe lightroom e Adobe Photoshop.   

13) quais dicas você daria para quem quer tirar fotos boas? (Para quem tem iPhone, e para quem tem Android)
Tenha sentimentos e criatividade. Comece fotografando tudo, até descobrir qual é seu "ponto fraco', fraco não, forte, o que você mais se identifica em fotografar, e depois de descobrir, ingresse nisso. O meu, por exemplo, é fotografia de pessoas com tintas. É uma coisa que eu AMO fotografar, e sempre que faço, AMO o resultado.      

14) Você já fez algum curso?
Fiz 6 meses de faculdade no SENAC.

15) O que você diria para quem está começando com a fotografia agora?
O mesmo pra quem quer tirar boas fotos. Siga seu gosto, suas ideias, seus pontos fortes. Tenha criatividade, pesquise sobre tudo, tenha ideias diferentes do normal, publique muito seu trabalho, e vai que vai.

Confira também o site da Marina: http://marinasampaio.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário